Close

Ainda não é membro? Registre-se agora para iniciar.

lock and key

Entre na sua conta.

Entrar na Conta

Esqueceu a sua senha?

Defesa de Dissertação/Tese

Trâmite referente à defesa

1º etapa: Encaminhar o formulário de banca (anexo) para análise da Comissão (CCP/BMF) respeitando-se a data limite do fechamento de pauta. A banca deverá conter, obrigatoriamente, as memórias da qualificação (Indicar 2 membros da memória – 1 membro será titular. O outro, suplente).

Alunos do regimento antigo deverão utilizar estes formulários: mestrado | doutorado.

Alunos do regimento novo deverão utilizar este formulário.

Comentário: Após a banca ser aprovada pela CCP/BMF, será encaminhada para CPG do ICB III que incluirá a sugestão em pauta somente mediante o depósito dos exemplares.

2ª etapa: encaminhar a Dissertação/Tese para a bibliotecária corrigir. As normas de formatação estão disponíveis neste link.

Comentário: Não é preciso aguardar a banca ser aprovada para iniciar a correção com a bibliotecária. Esse procedimento deverá ser feito o quanto antes!

3ª etapa: Depósito dos Exemplares no ICB III – Setor Acadêmico (com Celso ou Lucianna): o depósito deverá ser feito até às 15h00 do dia correspondente ao fechamento de pauta da CPG, preferencialmente. Caso o aluno não consiga fazer o deposito seguindo o fechamento de pauta, poderá, sem problema algum, fazê-lo dentro do prazo máximo para depósito constante na ficha de aluno disponível no sistema Janus.

Para fazer o depósito, será preciso entregar os seguintes documentos:

Para alunos vinculados ao novo regimento: deverão depositar 05 exemplares tanto para Mestrado como para Doutorado, sendo que após a definição da data da defesa o pós‐graduando deverá enviar 1 CD‐ROM com a versão integral do trabalho, em PDF, para cada um dos 3 suplentes examinadores (as) da banca.

Atenção: Não serão aceitos depósitos com documentação incompleta.

Após aprovação da CPG, os alunos receberão um e-mail com a banca final aprovada. Feito isso, poderão fazer o agendamento prévio do anfiteatro de defesas ( com o Celso/Lucianna – 3091-7439) para então contatarem os membros da banca.

Prazo mínimo para defesa: 21 dias, contados a partir da data de confirmação da reserva realizada. Portanto, verifique antes se a data reservada – levando-se em conta o dia da confirmação – está dentro do prazo mínimo determinado.

Prazo máximo para defesa: 90 dias, contados a partir da aprovação da banca pela CPG

Sobre a entrega dos exemplares:

Os exemplares de Teses e Dissertações para membros titulares e suplentes, pertencentes a Unidades da USP – Campus da Capital e demais Instituições da Grande São Paulo serão entregues pelo aluno.

Só serão enviados pela secretaria de pós-graduação, os exemplares para membros pertencentes a instituições fora da grande São Paulo, interior e outros estados. Para estes casos, após aprovação da comissão julgadora pela CPG, os alunos poderão enviar aos membros uma versão no formato pdf, informando, porém, que os mesmos irão receber, também, o exemplar impresso.

Sobre a defesa:

Os pós-graduandos terão, no máximo, 30 minutos para fazerem sua apresentação. (O tempo é o mesmo para todos os níveis: ME, DO, DD)

O Anfiteatro disponível para Defesas no Setor Acadêmico – Prédio Biomédicas III tem apenas 28 lugares. O prédio não tem sala para comemorações pós-defesas.

Conforme decisão do CTA/ICB, em reunião de 03/02/2016, os membros externos ao ICB, não receberão mais a gratificação pela participação em Comissões Julgadoras.

Ressaltamos, também, que o programa não tem verba para custear a participação de membros externos.


Trajettoria Tecnologia da Informação