Close

Ainda não é membro? Registre-se agora para iniciar.

lock and key

Entre na sua conta.

Entrar na Conta

Esqueceu a sua senha?

Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE

ATENÇÃO:

Abertas inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (2º semestre/2017)

Período de inscrições: 19/04/2017 a 08/05/2017


O estágio Supervisionado em Docência tem duração de 5 meses e é realizado junto às disciplinas de Graduação ministradas pelos Departamentos deste Instituto.

Normalmente, as inscrições começam nos meses de abril e novembro. Poderão inscrever-se somente os alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo. Um dos pré-requisitos é estar cursando ou ter concluído a Etapa de Preparação Pedagógica. Veja, abaixo, as disciplinas Pedagógicas do Programa de Farmacologia:

BMF.5845 – Ensino de Farmacologia: Análise Crítica dos Métodos
BMF.5825 – Seminários Gerais de Farmacologia.
BMF.5866 – Tópicos Avançados de Farmacologia.

Há outras disciplinas pedagógicas (que não são do programa) que também são aceitas e serão descritas no Edital de abertura do processo seletivo.

É permitido ao aluno PAE ministrar aulas, a critério do supervisor, em número de horas correspondentes a não mais que 10% da carga horária total da disciplina. Fica clara a proibição da substituição de docentes pelo aluno PAE, sendo obrigatória a presença física do supervisor acompanhando a prática da regência do aluno.

Os Bolsistas da CAPES – Demanda Social, deverão cumprir, obrigatoriamente, o Programa PAE:
* Mestrado – 1 (Uma) atividade pedagógica – Etapa de Preparação Pedagógica ou, pelo menos, 1 semestre de Estágio Supervisionado.
* Doutorado – 2 (Duas) atividades pedagógicas – Etapa de Preparação Pedagógica e, pelo menos, 1 semestre de Estágio Supervisionado

Caso haja bolsas disponíveis, o valor do auxílio será calculado com base na remuneração horária do docente, na categoria Assistente em RTP, incluindo-se a gratificação de mérito (aproximadamente R$ 540,00/mês). Não poderão receber o auxílio os alunos que tenham vínculo empregatício com a Universidade de São Paulo.

A indicação dos estagiários remunerados e voluntários Caberá à Comissão Coordenadora do Programa PAE/ICB. Normalmente, as bolsas são concedias de acordo com as seguintes preferências:

  1. Bolsistas CAPES (Nível de Doutorado) com primeira participação no Programa PAE ou que participaram anteriormente como voluntários (sem remuneração);
  2. Bolsistas CAPES (Nível de Mestrado);
  3. Bolsistas de outras agências de fomento.

IMPORTANTE: Ao término do estágio todos os estagiários, bolsistas ou não, e seus respectivos supervisores deverão encaminhar, obrigatoriamente, os relatórios finais à Coordenação do Programa PAE do Departamento onde foi realizado o estágio.

Os certificados e declarações de participação no Estágio Supervisionado serão emitidos somente após a aprovação dos relatórios finais do estágio pela Coordenação Central do Programa PAE/USP.


Trajettoria Tecnologia da Informação