Close

Ainda não é membro? Registre-se agora para iniciar.

lock and key

Entre na sua conta.

Entrar na Conta

Esqueceu a sua senha?

Elisa Mitiko Kawamoto

Titulação: Doutor
Laboratório: Laboratório de Neurobiologia Molecular e Funcional
Telefone: +55 (11) 3091-7325
E-mail: [email protected]
Lattes:

Linha de Pesquisa

Avaliação dos efeitos dos estímulos horméticos durante o desenvolvimento celular e envelhecimento, com enfoque em neurogênese e plasticidade sináptica

Descrição

Os índices de obesidade, sedentarismo e por conseguinte de doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson tem aumentado não somente em países da Europa ou nos Estados Unidos, mas também aqui no Brasil, tornando-se assim em um sério problema de saúde pública. O conhecimento que temos até hoje não nos permite interrromper a neurodegeneração uma vez que se inicia, de modo que a cura para este distúrbio não existe, assim torna-se cada vez mais importante o surgimento de métodos que possam prevenir ou retardar o progresso da doença. Um dos fatores que podem influenciar o aparecimento destas desordens é o estilo de vida. A prática regular de exercícios físicos, uma dieta equilibrada tem um grande potencial para produzir uma certa resistência do organismo contra a morte neuronal.
O termo hormese é definido como uma resposta adaptativa das células e dos organismos a um estresse moderado (normalmente intermitente). Exemplos incluem exercício físico, restrição calórica e exposição a baixas doses de certos fitoquímicos, por exemplo, curcumina, isotocianatos, resveratrol, dentre outros.
Nesta linha de pesquisa o objetivo é estudar os potenciais benefícios que estímulos horméticos como dieta intermitente, exercício físico e exposição a baixas concentrações de fitoquímicos possam proporcionar durante o desenvolvimento neuronal e no processo do envelhecimento pela avaliação da neurogênese e plasticidade sináptica.

Principais Trabalhos Desenvolvidos

Acessar: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=kawamoto+em


Trajettoria Tecnologia da Informação